DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS (DGCC)
Secretaria
Apresentação
Histórico do Curso de Geografia
O Curso de Geografia – Licenciatura Plena da Universidade Federal de Santa Maria, foi criado por Lei de n.º 3.958 de 13/09/61, publicada no D. O. U. de 22/09/61.
A instalação do Curso ocorreu no ano de 1965 como integrante da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Centro de Estudos Básicos. Desde o ano de 1965 a 1970 foram oferecidos 30 vagas.
Em março de 1977 foi instalado o Curso de Estudos Sociais, junto ao Centro de Estudos Básicos, para atender a Resolução de novembro de 1971 do Conselho Federal de Educação, que fixou o conteúdo básico do currículo a nível nacional, segundo a Lei de n.º 5.692/71. O Curso de Estudos Sociais tinha complementação de estudos para a Licenciatura Plena em Geografia (35 vagas) e História (35 vagas).
Como reação do corpo docente do Departamento de Geociências à instalação do Curso de Estudos Sociais, foi proposta a criação do Curso de Geografia – Bacharelado, aprovada pelo CEPE em 1976 (Parecer n.º 179/76) e reconhecido pelo Conselho Federal de Educação nos termos do Parecer n.º 511/79.
O Curso de Geografia – Bacharelado foi instalado na Universidade Federal de Santa Maria em março de 1977, sendo oferecidas 20 vagas, e coexistia com o de Estudos Sociais.
Em 1978, com o 2º Estatuto da Universidade Federal de Santa Maria, o Curso de Geografia (licenciatura), passou a integrar o Centro de Ciências Sociais e Humanas através da Coordenação de Estudos Sociais: História e Geografia, quando por Resolução n.º 01/72 o ingresso passou a ser efetivado para o Curso de Estudos Sociais, instalado em março de 1977, que teve duração efêmera, sendo extinto no ano de 1979 com a reativação, por reformulação curricular, da Licenciatura Plena em Geografia. O Curso de Geografia – Bacharelado passou a integrar o Centro de Ciências Naturais e Exatas.
Em 1985, com as indicações do CFE, voltaram as clássicas Licenciaturas Plenas e a reforma curricular realizada manteve a dupla habilitação, sendo implantado o Curso de Geografia – Licenciatura Plena e Bacharelado, ambos integrantes do Centro de Ciências Naturais e Exatas. A entrada era única para as 66 vagas disponíveis e a opção por uma das modalidades feita na 1ª matrícula, podendo o aluno reoptar até o 5º semestre do Núcleo Comum, pois a partir do 6º até o 8º semestre tinha-se as partes diferenciadas do Currículo (Bacharelado e Licenciatura Plena). Ambas modalidades em turno diurno.
Em março de 2003 foram aprovados e implantados os Projetos Político – Pedagógicos dos Cursos de Geografia – Bacharelado e Licenciatura Plena, mediante reforma curricular para atender às Diretrizes Curriculares Nacionais para os Curso de Geografia e as de Formação de Professores da Educação Básica e às orientações do Projeto Político – Pedagógico da Universidade Federal de Santa Maria. O ingresso no Curso de Geografia passou a ser em dupla entrada: Licenciatura Plena (36 vagas) e Bacharelado (30 vagas).
Pelos novos currículos, os dois cursos de Geografia permanecem em turno diurno e têm duração mínima de 4 anos, com 3470 horas na Licenciatura Plena e de 3510 horas no Bacharelado.